Nascido em 28 de dezembro de 1975, na Serra do Abiá, zona rural do município de Valença, o então vereador Adailton Francisco dos Santos estudou na Escola Manoel Nascimento até a 4º serie e cursou seu Ensino Fundamental no Complexo Escolar Gentil Paraiso Martins. Em sua infância e pré-adolescência, sempre nutriu o sonho de seguir os caminhos de seus pais, os agricultores familiares Joaquim Francisco dos Santos e Maria Francisca dos Santos, mas de uma forma diferente. Um dos seus primeiros desafios era ingressar no Curso Técnico em Agropecuária, disponibilizado pela Escola Media Agropecuária Regional da CEPLAC (EMARC), onde, além de se graduar Técnico, também concluiu seu Ensino Médio.

Em 2002, ingressou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde graduou em Engenharia Agronômica em 2008. Durante os 06 anos de curso, ocupou diversos espaços de representação em movimentos estudantis. Foi titular do Conselho Universitário e participou ativamente das atividades de desmembramento da Escola de Agronomia da UFBA, além da criação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Morou na residência estudantil “Hospital”, que até hoje muito conhecida entre os estudantes e é um dos membros fundadores do Movimento de Apoio a Agricultura Familiar (AGROVIDA) na UFRB. É Sócio fundador da Central das Associações da Agricultura Familiar de Valença e Região Baixo Sul (CAAF), foi candidato a Vice-prefeito em 2008 pelo PT no município de Valença, foi Engenheiro Agrônomo da COOPATAN em 2009, Articulador do Território Baixo Sul em 2010 e Técnico da Petrobras Biocombustível no período de junho de 2010 a dezembro de 2012.

Sua vida política ficou mais séria quando foi eleito vereador no município de Valença em Outubro de 2012 e reeleito em 2016 pelo Partido dos Trabalhadores. Hoje, em seu segundo mandato, levanta uma forte bandeira pela Agricultura Familiar, em defesa ao homem do campo. Na Câmara de Vereadores, está atualmente como presidente da Comissão de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca e Relator das Comissões de Legislação, Justiça e Redação e Comissão de Educação. Além de Técnico em Agropecuária e Engenheiro Agrônomo, Adailton Francisco é Pós Graduado em Gestão Governamental pela Faculdade Visconde de Cairu.