Comissão de Educação da Câmara de Vereadores realiza Audiência Pública em defesa dos Institutos Federais em Valença


Aconteceu na manhã deste quarta-feira (27), no Centro de Cultura Olívia Barradas, a Audiência Pública contra a unificação impositiva dos Institutos Federais em Valença, proposta pelo Ministério da Educação. A Audiência surgiu de uma sugestão feita em reunião do Núcleo Executivo do Território Baixo Sul no último dia 19 de junho à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Valença.

A Comissão foi representada pelos Vereadores Lorena Mercês e Adailton Francisco, Presidente e Relator respectivamente, e contou com a presença de estudantes, pais, professores, Procuradores dos municípios de Valença e Cairú, vereadores e secretários municipais de Valença, Cairu e Taperoá, além de representantes da UNEGRO, MST, SINASEFE, SINDRACSE, UJS, ABES, UNEB, NTE-06, Levante Popular da Juventude, OPS, Núcleo Executivo do Território, CAAF, Assessores Parlamentares, Assessoria do Governador Rui Costa e imprensa local.

No pronunciamento da mesa, os Diretores e representantes dos servidores e estudantes dos IF’s, foram unanimes nos agradecimentos à comunidade, aos presentes e em especial à Câmara de Vereadores de Valença, representada pela Comissão de Educação, que abraçaram a causa e têm dado todo apoio ao Movimento que defende a permanência do IFBaiano e do IFBA na cidade de Valença.

Para o Vereador Adailton Francisco, não poderia haver alegria maior do que presenciar a casa cheia de pessoas dispostas a lutar pela permanência dos IF’s no município.

Estou muito satisfeito enquanto Vereador, em estar exercendo o meu papel de Legislador em prol de uma causa tão importante para a nossa região, que é a educação pública, gratuita e de qualidade e os Institutos Federais representam isso para nós. Quero agradecer a presença de todas as pessoas que disponibilizaram seu tempo para estar aqui participando dessa discussão, em especial a minha deputada Estadual Maria del Carmen que está sempre presente no Território e apoia esse movimento”, afirmou o Vereador que também destacou a presença do Deputado Estadual Hildécio Meireles e do Assessor Especial do Governador Rui Costa, Álvaro Gomes.

Adailton ainda destacou a importância do envolvimento da comunidade e dos Poderes Públicos, no apoio à defesa da manutenção dos Institutos Federais em Valença.

Quero lembrar ainda que essa causa não é só dos estudantes e servidores dos IF’s. Essa causa é nossa! É da comunidade, é dos pais que sonham em dar uma educação de qualidade aos seus filhos, é daqueles jovens que sonham em sair preparados do Ensino médio para entrar em uma Universidade Pública. Parabéns pela luta e pela resistência. O Mandato da Gente estará sempre à disposição para apoiar essa causa”, finalizou o Vereador.

Em seu pronunciamento, a Deputada Maria del Carmen agradeceu ao Vereador Adailton Francisco pela parceria com o seu mandato e disponibilizou seu gabinete para total apoio à causa dos Institutos Federais.

Este é mais um golpe de Temer, iniciado com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, e só evidencia o desmonte da nossa educação feito por este governo. Os trabalhadores e seus filhos e filhas têm direito ao estudo gratuito e de qualidade. Não podemos permitir que este governo destrua o que foi construído no Brasil durante a gestão de Lula e Dilma. Contem comigo, contem com nosso Gabinete. Estaremos sempre à disposição”, afirmou Maria.

Entre os encaminhamentos, surgiu a proposta de reunião com representantes do MEC, Audiência Pública na Assembleia Legislativa dia 03 de Julho, às 10h, entrega de um relatório completo sobre a Audiência Pública ao Governador Rui Costa no dia da inauguração da Policlínica Regional e a formalização de um documento cobrando um posicionamento de todos os Diretores dos Institutos Federais no Estado da Bahia, sobre a proposta de unificação dos IF’s.

Veja fotos do evento a seguir.